Áustria: O que fazer em Viena – Roteiro de 4 dias

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
 

Última atualização: 11/09/2019

Que alegria escrever este post sobre Viena! Esta foi uma cidade muito marcante para nós por ter nos proporcionado (até hoje) a melhor sequência gastronômica em uma viagem. Todos os dias em que estivemos em Viena comemos muito bem! Mas essa não é a principal razão pela qual você deve incluir a cidade no seu roteiro de viagem. Viena é uma cidade linda, apaixonante, cheia de história e cultura. Um lugar imperdível para os amantes de música clássica. Passamos 4 dias inesquecíveis na cidade e poderíamos facilmente ter ficado 1 semana. Neste post, você vai encontrar dicas sobre o que fazer em Viena, do ponto de vista de duas pessoas que curtiram muito visitá-la. Vamos conferir?

A CIDADE DE VIENA

Viena é a capital da Áustria e possui uma população de aproximadamente 1,8 milhão de habitantes (2,6 milhões na zona metropolitana). As raízes da cidade se encontram em assentamentos celtas e romanos que a transformaram a cidade medieval e barroca, em capital do Império Austro-Húngaro. O centro histórico de Viena é rico em conjuntos arquitetônicos, incluindo castelos e jardins barrocos, monumentos e parques. A cidade é marcada pelo domínio da Dinastia dos Habsburgos, uma das mais influentes da Europa entre os séculos XIII ao século XX. A esta dinastia pertenceu a arquiduquesa da Áustria Maria Leopoldina, esposa de Dom Pedro I e mãe do último imperador brasileiro, Dom Pedro II.

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Flores no jardim do Palácio Belvedere

Viena é conhecida por sua qualidade de vida e é eleita há 7 anos a melhor cidade para se viver no mundo! Além de ser considerada a “Cidade da Música” por causa do seu legado musical, sendo lar de compositores clássicos famosos, Viena também é considerada a “Cidade dos Sonhos” porque foi o lar do primeiro psicanalista do mundo, Sigmund Freud. Com tantas coisas interessantes e qualidade de vida invejável, Viena atrai anualmente mais de 3,7 milhões de turistas! E você vai entrar para essa estatística?

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Caminhando no calçadão no centro de Viena

COMO SE DESLOCAR PELA CIDADE DE VIENA

Escolhemos um hotel na região do Inner Stadt e fizemos todos os deslocamentos a pé, de metrô (U-Bahn). O metrô de Viena é muito eficiente e com várias linhas e estações, as quais atendem praticamente todos os principais pontos turísticos.

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Mapa das linhas de metrô de Viena. Fonte: wien.info

O QUE FAZER EM VIENA

Abaixo segue um mapinha interativo caprichado com todas as atrações sugeridas neste post, para ajudar você a se localizar na cidade e programar a sua viagem da melhor maneira possível! Nós separamos o mapa em 6 áreas: Inner Stadt (Centro); Região do Complexo Hofburg; Região de Josefstadt; Prater & Arredores; Palácio Belvedere & Arredores; Palácio Schönbrunn. Vamos falar detalhadamente de todas as atrações em seguida.

Nós ficamos 4 dias inteiros em Viena, porque tínhamos o objetivo de conhecer a maior parte das atrações mais importantes da cidade. Foi uma viagem bem intensa porque acordávamos cedo e íamos deitar bem tarde. Vale a pena lembrar que se você vai para a cidade durante o verão e primavera, os dias são mais longos, muitas atrações fecham mais tarde e, por isso, é possível fazer mais coisas no mesmo dia. Se você for durante o inverno, fica muito mais difícil encaixar mais atrações no mesmo dia. Nós pegamos dias quentes e ensolarados e conseguimos aproveitar bem a viagem. Dividimos o nosso roteiro da seguinte maneira:

  • DIA 1: Inner Stadt + Prater & Arredores
  • DIA 2: Hofburg & Arredores
  • DIA 3: Josefstadt + Belvedere
  • DIA 4: Palácio Schönbrunn

DIA 1: INNER STADT (CENTRO) + PRATER & ARREDORES

1. Stephansdom (Catedral de São Estevão)

A Catedral de São Estevão é a principal igreja de Viena e sede da Arquidiocese da cidade. A construção começou em 1137 e foi finalizada em 1160, tornando-se uma das igrejas mais bonitas do século XII. Entre 1304 e 1433 ela foi renovada para o estilo gótico. Uma das coisas que mais nos chamou a atenção nesta igreja foi o seu telhado, pois são formados desenhos com telhas coloridas, algo muito diferente das principais igrejas européias. É possível subir ao topo da torre da catedral para ver a cidade de cima, mas vale avisar que você terá que encarar quase 350 degraus!

  • Endereço: Stephansplatz 3, 1010 Viena, Áustria
  • Horários:
    • Catedral: de segunda a sábado de 6h às 22h / domingo de 7h às 22h
    • Tours: de segunda a sábado entre 9h e 11h30; entre 13h e 16h30 / domingos e feriados entre 13h e 16h30
  • Entrada:
    • Catedral: gratuita
    • Tour guiados: a partir de 5,50 euros e o tour completo custa 17,90 – veja horários e mais informações neste link
    • Subida na Torre: 4,50 euros
    • Audio guide, Torre e Catacumbas: compre ingressos neste link
  • Metrô: Estação Stephansplatz (U3 laranja ou U1 vermelha)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Em frente à belíssima Stephansdom

2. Graben

O Graben é uma das mais famosas regiões do centro de Viena. Nessa área havia um antigo fosso romano muito importante historicamente, que ficou em frente às muralhas medievais da cidade. A rua atualmente é recheada de casas históricas, lojinhas e cafés.

  • Metrô: Estação Stephansplatz (U3 laranja ou U1 vermelha)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Caminhando pela Graben

3. Peterskirche (Igreja de São Pedro)

Bem perto ao Graben, fica a belíssima Peterskirche, uma pequena igreja de arquitetura barroca construída entre 1701 e 1733. O que mais chama atenção é seu domo de 54 metros de altura todo decorado com afrescos e a quantidade de peças douradas que decoram ricamente a parte interna da igreja.

  • Endereço: Petersplatz 6, 1010 Viena, Áustria
  • Horários: segunda a sexta de 7h às 20h / sábados, domingos e feriados: 9h às 21h
  • Metrô: Estação Stephansplatz (U3 laranja ou U1 vermelha)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Altar da Peterskirche

4. Mozarthaus Vienna (Casa de Mozart)

Visita imperdível para quem é fã do incrível compositor Wolfgang Amadeus Mozart, um dos maiores ícones da música clássica de todos os tempos. O local foi a única residência de Mozart em Viena durante os 1784 e 1787 e, posteriormente, foi transformado em museu. O museu procura retratar a história de Mozart com muitos objetos pessoas e partituras, fazendo uma combinação entre exposições históricas e instalações áudio-visuais. Infelizmente, é proibido tirar fotos dentro do museu.

  • Endereço: Domgasse 5, 1010 Viena, Áustria
  • Horários: diariamente de 10h às 19h
  • Entrada: 11 euros (inclui audio guide) – compre online / gratuita com Vienna Pass / €9.50 com Vienna City Card
  • Metrô: Estação Stephansplatz (U3 laranja ou U1 vermelha)

Leia mais: Áustria: Museu Mozart em Viena

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Entrada para o Mozarthaus

5. Stadtpark (Parque da Cidade)

O Stadtpark é um parque público municipal com 65 mil m² que é dividido ao meio pelo Rio Viena, um afluente do Rio Danúbio. Além de muito verde, plantas e flores, estão espalhadas por todo o parque estátuas de artistas famosos de Viena, escritores e compositores, incluindo Hans Canon, Emil Jakob Schindler, Johann Strauss II, Franz Schubert, e Anton Bruckner. Nós fomos conhecer o parque logo depois do almoço e ficamos alguns muitos deitados na grama, somente relaxando, enquanto alguns vienenses aproveitavam o lindo dia para tomar sol de roupa de banho. Veja o mapa do parque neste link.

  • Metrô: Estação Stadtpark (U4 verde)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Estátua de Strauss no Stadtpark

6. Haus der Musik (Casa da Música)

Mais uma atração imperdível para quem gosta de música de qualidade. Inaugurado em 2000, o Haus der Musik é o primeiro Museu do Som e da Música na Áustria. Com uma concepção inovadora, através de um espaço de exposição de 5 mil m², o museu exibe uma série apresentações interativas e multimídia introduzindo o visitante ao mundo da música, desde os primeiros instrumentos musicais de uso humano até a música dos dias atuais.

  • Endereço: Seilerstätte 30, A-1010 Viena, Áustria
  • Horários: diariamente de 10h às 22h
  • Entrada: 13 euros / 18 euros combinando com o Mozarthaus
  • Metrô: Estação Stadtpark (U4 verde) ou Stephansplatz (U3 laranja ou U1 vermelha)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Haus der Musik, diversão garantida para todas as idades

7. Prater

Prater é o maior parque público de Viena com 6 km² de extensão. Além de uma gostosa área verde, ótima para relaxar e fazer um piquenique, o Prater abriga um parque de diversões super famoso na cidade chamado Wurstelprater com muitas opções de brinquedos, um cinema 5D e uma filial do Museu de Cera Madame Tussauds. Durante o inverno o local recebe feiras natalinas.

  • Metrô: Estação Pratenstern (U1 vermelha ou U2 roxa)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
A entrada do animado Prater

8. Wiener Riesenrad (Roda-Gigante de Viena)

A Wiener Riesenrad é uma roda-gigante um 64,75 metros de altura roda-gigante na entrada do parque de diversões do Prater. Ela é uma das mais populares atrações turísticas de Viena, e simboliza o distrito, bem como a cidade para muitas pessoas. Construída em 1897, foi a mais alta-roda gigante existente do mundo de 1920 até 1985 (atualmente, a maior é a High Roller em Las Vegas; a famosa London Eye em Londres é a quarta maior). Nós gostamos muito da experiência de andar nesta roda-gigante, pois tivemos a oportunidade de ver a cidade de Viena do alto de uma maneira bastante divertida!

  • Endereço: Riesenradplatz 1, 1020 Viena, Áustria
  • Horários: variam muito, em geral, janeiro e fevereiro de 10h às 19h45 / março e abril; outubro de 10h às 21h45 / de maio a agosto de 9h às 23h45 / setembro de 9h às 22h45 / novembro de 10h às 21h45 / confirme dias exatos neste link 
  • Entrada: €9,50 (compre ingressos online neste link)

Leia mais: Áustria: Parque Prater e a Roda-Gigante de Viena

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
A famosa Roda-Gigante de Viena

9. Apartamento de Strauss

Em um local meio escondidinho está o Strauss Wohnung, o apartamento do incrível compositor clássico vienense Johann Strauss II. Foi exatamente nesta residência em que Strauss viveu por 7 anos que ele compôs a incrível valsa “O Danúbio Azul” e o hino nacional não oficial da Áustria. No apartamento estão exibidos instrumentos, móveis e pinturas que ilustram a obra de Strauss como compositor, músico e maestro.

  • Endereço: Praterstraße 54, 1020 Viena, Áustria
  • Horários: de terça a domingo e feriados de 10h às 13h e de 14h às 18h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: 5 euros / gratuita para menores de 19 anos
  • Metrô: Nestroyplatz (U1 vermelha)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Exposição no Apartamento de Strauss

10. Rio Danúbio

O Rio Danúbio, segundo maior rio da Europa, percorrendo 10 países diferentes. Ele nasce na Alemanha, passando Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Roménia, Bulgária, Moldávia e Ucrânia antes de desaguar no Mar Negro. A sua importância para Viena é enorme, já que é a cidade mais populosa às suas margens. Além disso, o Rio ficou imortalizado na valsa de Strauss “O Danúbio Azul”. Aproveite para cruzar as pontes que levam de um lado a outro da cidade para admirar um dos rios mais famosos do mundo!

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
O famoso Rio Danúbio

DIA 2: HOFBURG & ARREDORES

11. Escola de Equitação Espanhola

A Escola de Equitação Espanhola (Spanische Hofreitschule, em alemão) é um centro de adestramento que oferece performances públicas com cavalos que realizam movimentos sincronizados. A apresentação baseia-se em quatro séculos de experiência e tradição no adestramento clássico. Além das apresentações, é possível fazer tours pela Escola e assistir aos treinos dos cavalos.

  • Endereço: Michaelerplatz 1, 1010 Viena, Áustria
  • Datas & Preços: Confira a programação acessando este link
  • Treinos:
    • Preço: 15 euros (há opções de tickets combinados) – compre tickets neste link
    • Quando: dias da semana variam (consulte calendário) e acontecem de 10h às 12h
  • Tours guiados:
    • Preço: 18 euros (há opções de tickets combinados) – compre tickets neste link
    • Quando: dias da semana variam (consulte calendário) e acontecem às 14h, 15h e 16h
  • Metrô: Stephanplatz (U3 laranja ou U1 vermelha)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Cavalos da Cavalaria Espanhola. Foto: Stefan Seelig

12. Palácio Hofburg

O Palácio Hofburg é um antigo palácio imperial que se localiza no centro de Viena. Parte do palácio constitui aresidência oficial e o local de trabalho do Presidente da Áustria. Construído no século XIII, ele foi sendo expandido nos séculos seguintes. O palácio passou a abrigar algumas das pessoas mais poderosas na história europeia e austríaca, incluindo monarcas da dinastia dos Habsburgos e governantes do Império Austro-Húngaro. Foi a principal residência imperial de inverno e o Palácio de Schönbrunn era a residência oficial de verão. O palácio é simplesmente incrível e conta muito sobre a história da imperatriz Sissi, com a exposição inclusive de seus famosos vestidos.

  • Endereço: Michaelerkuppel, Hofburg Palace, 1010 Viena, Áustria
  • Horários:
    • entre setembro e junho: de 9h às 17h30
    • entre julho e agosto: de 9h às 18h
  • Entrada: Veja todas as informações sobre os tickets neste link
    • inclui acesso aos Quartos Imperiais, Museu Sissi e Coleção de Prataria
      • entrada com audio guide: 12,90 euros
      • entrada com guia: 15,90 euros
    • ticket Sissi: 28,80 euros (inclui acesso a todos os locais anteriores + Palácio Schönbrunn + Coleção Imperial de Mobília). Veja todas as informações neste link.
  • Metrô: Estação Herrengasse (U3 laranja) ou Stephanplatz (U3 laranja ou U1 vermelha)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
O incrível Complexo do Hofburg

13. Schatzkammer (Câmara do Tesouro Imperial)

A Câmara do Tesouro é uma das áreas do Hofburg que foi construída posteriormente. O local abriga joias, coroas, cedro, artigos eclesiásticos e muitos objetos da realiza austríaca em ouro e ornados com pedras preciosas. Embora faça parte do complexo do Hofburg, o acesso ao local é apartado e feito pelo Schweizerhof. É preciso comprar um ticket específico para visitar o local.

  • Endereço: Hofburg, Schweizerhof, 1010 Viena, Áustria
  • Horários: de quarta a segunda de 9h às 17h30 / fechado às terças-feiras
  • Entrada: 12 euros (audio guide: 4 euros)
  • Metrô: Estação Herrengasse (U3 laranja) ou Stephanplatz (U3 laranja ou U1 vermelha)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Uma das coroas expostas na Câmara do Tesouro Imperial

14. Albertina

Albertina é um museu que abriga uma das maiores e mais importantes salas de impressão do mundo, com aproximadamente 65 mil desenhos e cerca de 1 milhão gravuras, bem como trabalhos gráficos mais modernos, fotografias e desenhos arquitetônicos. Além disso, o museu adquiriu recentemente em empréstimo permanente de duas coleções significativas de arte impressionista e início do século XX, algumas das quais estão em exposição permanente. O museu também abriga exposições temporárias.

  • Endereço: Albertinaplatz 1, 1010 Viena, Áustria
  • Horários: diariamente de 10h às 18h (quarta até 21h)
  • Entrada: 12,50 euros (audio guide: 4 euros)
  • Metrô: Stephanplatz (U3 laranja ou U1 vermelha) ou Karlplatz (U1 vermelho, U2 roxa, U4 verde)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
“Das Haus in den Rosen” de Claude Monet, é uma das obras da coleção do museu

15. Neue Burg

Na última expansão do Palácio Hofburg aconteceu por volta dos anos 1860 e uma das novas parte foi chamada de Neue Burg (Neue significa novo em alemão). O museu foi concluído em 1913 e é divido da seguinte maneira: Museu Ephesos, Coleção de Armas e Armaduras, Coleção de Antigos Instrumentos Musicais e Museu de Etnologia.

  • Endereço: Heldenplatz, 1010 Viena, Áustria
  • Horários: de quarta a domingo de 10h às 18h / fechado às terças-feiras
  • Entrada: 15 euros (audio guide 4 euros) / o ingresso é válido para entrar também no Kunsthistorisches Museum / Veja mais informações neste link.
  • Metrô: Museumquartier (U2 roxa) ou Stephanplatz (U3 laranja ou U1 vermelha)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Em frente ao Neue Burg em que estava acontecendo o Festival do Vinho com dança e música

16. Staatsoper (Ópera de Viena)

Um lugar imperdível para assistir a uma apresentação de ópera ou ballet, na capital mundial da música clássica. O local foi construído em 1810 e tem capacidade para 2.200 pessoas. A Ópera de Viena é uma das mais movimentadas casas de ópera do mundo produzindo de 50 a 60 óperas por ano e dez produções de ballet com cerca de 300 performances anuais. Mesmo que você não tenha oportunidade de assistir a um espetáculo, pode conhecer o belíssimo edifício através de um tour guiado.

  • Endereço: Goethegasse 1, 1010 Wien, Austria
  • Tickets: Confira o calendário e adquira ingressos acessando este link.
  • Tours: 7,50 euros / Tours guiados duram cerca de 40 minutos / Confira os horários neste link.
  • Metrô: ou Museumquartier (U2 roxa)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Ópera de Viena

17. Kunsthistorisches Museum Vienna (Museu de História da Arte)

O Museu Kunsthistorisches é um museu de História da Arte, e também muitas vezes referido como o “Museu de Belas Artes”, sendo o maior museu de arte no país. Ele foi aberto por volta de 1891, ao mesmo tempo que o Museu Naturhistorisches (Museu de Historia Natural), pelo Imperador Franz Joseph I da Áustria-Hungria. Os dois museus têm exteriores idênticos e foram construídos entre 1872 e 1891. O edifício é de forma retangular, e coberto com uma cúpula que é de 60 metros de altura. O seu interior é ricamente decorado com mármore, folha de ouro, e pinturas.

  • Endereço: Maria-Theresien-Platz, 1010 Viena, Áustria
  • Horários:
    • de junho a agosto: diariamente de 10h às 18h (quinta até as 21h)
    • de setembro a maio: de terça a domingo de 10h às 18h (quinta até 21h)
  • Entrada: 15 euros (audio guide 4 euros) / o ingresso é válido para entrar também no Neue Burg / Veja mais informações neste link.
  • Metrô: Karlsplatz (U1 vermelha, U2 roxa, U4 verde) ou Museumquartier (U2 roxa)

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Kunsthistorisches Museum Vienna, o Museu de História da Arte

DIA 3: JOSEFSTADT + BELVEDERE & ARREDORES

18. Parlamento Austríaco

O Edifício do Parlamento austríaco é onde as duas casas do Parlamento austríaco conduzem suas sessões. A construção teve início em 1874 e foi concluída em 1883, em estilo grego. Apesar dos pesados danos e destruição na Segunda Guerra Mundial, a maior parte do interior foi restaurada no seu esplendor original.

  • Endereço: Dr.-Karl-Renner-Ring 3, 1017 Viena, Áustria
  • Horários: de segunda a sexta de 8h30 às 18h30 / sábado de 9h às 17h / fechado aos domingos
  • Tours: 5 euros / tours guiados de aproximadamente 55 minutos estão disponíveis em alemão e inglês de segunda a sábado (confira os horários neste link)
  • Metrô: Estação Rathaus (U2 roxa)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
O belíssimo Parlamento Austríaco

19. Rathaus (Prefeitura de Viena)

O belíssimo edifício em estilo neogótico que abriga a Prefeitura de Viena foi construído entre o anos de 1872 e 1883. A fachada é ricamente adornada e o edifício possui cinco torres, incluindo a torre central com uma altura de 98 metros. Em 21 de Outubro 1882, a estátua Rathausmann foi instalada na parte superior, que logo se tornou um dos símbolos de Viena. O edifício ocupa uma área de 19.592 m² e é organizado em torno de sete pátios internos Uma área total de cerca de 113 mil m² está espalhada por seis andares e dois subsolos com 1.575 cômodos. O prédio é, em grande parte, construído com tijolos decorados com calcário. O Rathaus também acomoda a histórico restaurante “Wiener Rathauskeller“, composto de várias salas barrocas, oferecendo pequenas iguarias vienenses tradicionais para buffets de gala. Em frente da Prefeitura fica o parque Rathauspark.

  • Endereço: Friedrich-Schmidt-Platz 1, 1010 Viena, Áustria
  • Horários: de segunda a sexta de 8h às 18h
  • Tours: gratuitos / os tours guiados são conduzidos em alemão, mas há audio guides em inglês, francês, italiano e espanhol / segunda, quarta e sexta às 13h (exceto quando há reuniões do conselho)
  • Metrô: Estação Rathaus (U2 roxa)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
A imponente Prefeitura de Viena

20. Votivkirche

Após a tentativa de assassinato do imperador Francisco José I, em 1853, o irmão do Imperador o arqueduque Maximiliano inaugurou uma campanha para criar uma igreja para agradecer a Deus por salvar a vida do Imperador. Recursos para a construção foram solicitados em todo o Império. A construção da igreja, com arquitetura no estilo neo-gótico, foi finalizada em 1879 nas bodas de prata do imperador e sua esposa, a imperatriz Elisabeth. O interior é composto por uma nave central e duas laterais, atravessada por um transepto e a igreja possui belíssimos vitrais altos e muito coloridos.

  • Endereço: Rooseveltplatz, 1090 Wien, Austria
  • Horários: de terça a sexta de 14h às 18h / sábado de 9h às 13h e 16h às 18h / domingo de 9h às 13h / fechada às segundas-feiras
  • Metrô: Estação Schottentor (U2 roxa)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Torres decoradas da Votivkirche

21. Sigmund Freud Museum

Fundado em 1971, o museu tem como objetivo retratar a vida do médico. Ele foi reformulado a partir de 2003, tornando-se responsabilidade da recém criada Fundação Sigmund Freud e, atualmente, não somente a vida de Freud, como também explora os conceitos da psicanálise.

  • Endereço: Berggasse 19, 1090 Viena, Áustria
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: €12 adultos / gratuita com o Vienna Pass / €8.50 com Vienna City Card
  • Audio guide nos idiomas: inglês, espanhol, russo, italiano, francês e alemão
  • Metrô: Estação Schottentor (U2 roxa) ou Schottenring (U2 roxa ou U4 verde) ou Rossbauer Lände (U4 verde)

Leia mais: Áustria: Museu Freud, o pai da psicanálise, em Viena

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
O museu fica na casa em que Freud passou a maior parte de sua vida

22. Karlskirche

A Karlskirche é uma igreja barroca de maior destaque em Viena, sendo dedicada a São Carlos Borromeu, um dos grandes reformadores do século XVI. A Karlskirche ganhou fama devido à sua cúpula e suas duas colunas. Nós adoramos conhecer esta igreja que fica em frente a um praça graciosa e florida. Aproveitamos também para subir até a cúpula para ver os afrescos mais de perto e ter uma vista da cidade de Viena lá de cima.

  • Endereço: Kreuzherrengasse 1, 1040 Viena, Áustria
  • Horários: de segunda a sábado de 9h às 18h / domingos e feriados de 12h às 19h
  • Contribuição (inclui subida em elevador panorâmico para a cúpula): 8 euros
  • Metrô: Estação Karplatz (U1 vermelha, U2 roxa ou U4 verde)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
A bela igreja Karlskirche

23. Schwarzenbergplatz

Schwarzenbergplatz é uma praça vienese que fica pertinho do Palácio Belvedere. Lá está localizada Uma grande estátua equestre de marechal do austríaco Karl Philipp, príncipe de Schwarzenberg, que lutou com destaque durante as Guerras Napoleônicas. O que chama atenção nesta praça é sua simetria e uma linda fonte chamada Hochstrahlbrunnen que jorra água para cima, proporcionando um belo espetáculo. Durante à noite, ela fica toda iluminada com diversas cores. Na praça também fica o Memorial da Guerra Soviética, também conhecido como Monumento dos Heróis do Exército Vermelho, que foi construído para homenagear os 17 mil soldados soviéticos que morreram na “Batalha por Viena” durante a Segunda Guerra Mundial. Uma bela coluna de mármore branco envolve uma figura de 12 metros de um soldado do Exército Vermelho.

  • Metrô: Estação Karplatz (U1 vermelha, U2 roxa ou U4 verde) ou Stadtpark (U4 verde)
Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
A linda fonte que decora a praça

24. Palácio Belvedere

O Belvedere é um complexo de edifícios históricos em estilo barraco composto por dois palácios barrocos (Upper, o museu principal e Lower Belvedere, um museu menor com exposições temporárias) e um jardim belíssimo com fontes, muita área verde e flores coloridas. Um os principais destaques da exposição é o quadro “Klimt” (O Beijo) pintado entre os anos de 1907 e 1908 pelo artista austríaco simbolista Gustav Klimt. É proibido tirar fotos dentro do Palácio.

  • Endereço: Prinz Eugen-Straße 27, 1030 Viena, Áustria
  • Horários: diariamente de 10h às 18h (quartas-feiras até 21h)
  • Entrada: compre online através deste link
    • Klimt Ticket (Upper & Lower Belvedere): 20 euros
    • Upper Belvedere: 14 euros
    • Lower Belvedere: 12 euros
  • Metrô: Hauptbahnhof (U1 vermelha)

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Obras de arte e muita beleza no Palácio Belvedere

DIA 4: PALÁCIO SCHÖNBRUNN

25. Palácio Schönbrunn

Um dos principais passeios para se fazer em Viena, tem que estar no seu roteiro! O Palácio de Schönbrunn é uma antiga residência imperial de verão. Com impressionantes 1411 cômodos (apenas alguns abertos ao público), o palácio barroco é um dos mais importantes monumentos arquitetônicos, culturais e históricos do país, que foi um dos principais da Dinastia dos Habsburgos e onde viveu a Imperatriz Sissi. Desde meados dos anos 1950, é uma grande atração turística. Há muitas coisas para visitar no palácio, incluindo os cômodos imperais, lindos jardins, labirinto, zoológico. Se você quiser conhecer a fundo o Palácio, reserve o dia todo para ele! Nós estivemos visitando o Palácio em um dia extremamente quente, de muito sol forte e o dia está na nossa memória como um dos mais quentes que já enfrentamos na vida! Tivemos que fazer várias paradas pelos jardins para poder descansar.

Leia mais: Áustria: O incrível Palácio Schönbrunn em Viena

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias Schönbrunn
Procurando uma sombra para descansar nos jardins do Palácio Schönbrunn

Há vários tipos de ticket e nos escolhemos o Classic Pass e não nos arrependemos pois conhecemos muita coisa do Palácio (mais informações abaixo). Caso você tenha menos tempo, o ticket Sissi é uma boa opção pois combina o Palácio de Schönbrunn com o belíssimo Hofburg (nossa dica número 8). IMPORTANTE: compre os ingressos online para não ficar na fila perdendo o tempo precioso da sua viagem (as filas podem chegar a horas na alta temporada)! Os ingressos têm validade de 1 ano a partir da data da compra.

  • Endereço: Schönbrunner Schloßstraße 47, 1130 Viena, Áustria
  • Horários: 
    • de abril a junho / de setembro a outubro: diariamente de 8h30 às 17h30
    • de julho a agosto: diariamente de 8h30 às 18h30
    • de novembro a março: diariamente de 8h30 às 17h
  • Entrada: inclui audio guide em 16 idiomas, inclusive português
    • A entrada para o jardim principal é gratuita
    • Imperial Tour: 13,30 euros – inclui 22 cômodos do palácio
    • Grand Tour: 16,40 euros / 19,40 euros (com guia) – inclui 40 cômodos do palácio
    • Classic Pass: 21,60 euros – inclui o Grand Tour com audio guide + Crown Prince Garden + Labirinto + Orangery Garden + Gloriette com vista do terraço
    • Gold Pass: 55,50 euros – inclui o Classic Pass + Zoológico + Desert Experience House + Palm House + Museu da Carruagem + Schloss Hof
    • Sisi Ticket: 28,80 – inclui o Grand Tour com audio guide + Hofburg de Viena + Coleção Imperial de Mobília
  • Tour: Compre ingressos para tour guiado e sem filas

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Vista do Palácio Schönbrunn e de seus jardins a partir do terraço do Gloriette

DICA DE ECONOMIA: VIENNA CITY CARD & VIENNA PASS

  • Vienna City Card: Trata-se de um cartão que você que dá desconto a mais de 210 atrações. O cartão está disponível para 1, 2 ou 3 dias seguidos na cidade. Além disso, o transporte público ilimitado por toda a cidade está incluído! Adquira neste link.
  • Vienna Pass: O cartão é válido por 1, 2, 3 ou 6 dias e dá acesso livre a mais de 60 das atrações principais de Viena, viagens ilimitadas nos ônibus turísticos, descontos junto a parceiros exclusivos.

TOURS, PASSEIOS E EXCURSÕES EM VIENA

Há uma variedade incrível de tours, passeios e excursões em Viena. Confira algumas opções abaixo:

ONDE COMER EM VIENA

Para quem está a procura de opções gastronômicas na cidade de Viena, escrevemos um post completinho contando detalhes sobre os restaurantes que visitamos durante a nossa estadia. Há muita comida típica da melhor qualidade que vale ser provada!

Leia mais: Áustria: Dicas de onde comer em Viena

Áustria: Dicas de onde comer em Viena

ONDE SE HOSPEDAR EM VIENA

Quando estivemos em Viena, ficamos hospedados no Hotel Capricorno, um hotel super bem localizado no centro da cidade que nos permitiu fazer muita coisa a pé. Nós falamos sobre todos os detalhes da nossa estadia em um post dedicado:

Leia mais: Áustria: Hotel Capricorno – dica de hospedagem em Viena

Áustria: Hotel Capricorno - dica de hospedagem em Viena
Um dos quartos do Hotel Capricorno. Foto: divulgação

Além dele, há muitas outras opções interessantes de hospedagem na cidade. Confira sugestões de hospedagens bem avaliadas e bem localizadas em Viena para vários tipos de orçamento:

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias
Um dos quartos do excelente Hotel Austria Wien. Foto: divulgação

Guarde estas dicas no Pinterest!

Áustria: O que fazer em Viena - Roteiro de 4 dias - Viajonários


Leia mais sobre Viena:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 INGRESSOS & TOURSCompre online ingressos para tours e visitas guiadas no Civitatis!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

13 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia

    Parabéns pela informação super completa sobre Viena, acho que foi o melhor post que encontrei
    Uma duvida, para reservar billhetes com antecedencia para Hofburg e Schönbrunn tem de se indicar dia e hora, certo? é um bocado complicado prever a hora.
    E que cartão aconselham para poupar nas várias entradas e transportes publicos , Viena Pass ou Vienna card, fiquei um pouco confusa de qual será melhor
    obrigada
    Sónia

    • Olá Sonia, tudo bem?

      1) Quanto à entrada no Hofburg e no Schönbrunn, o que eu percebi é o dia é importante que esteja correto sim, mas eles não são super exigentes quanto ao horário. É claro que fica estranho você comprar um ingresso para a manhã e aparecer lá no final da tarde. Mas, eles não vão impedir sua entrada se você chegar antes ou depois do seu horário. A ideia é controlar o fluxo de pessoas dentro dos palácios, evitando picos de turistas ao mesmo tempo. Por isso, eles tentam distribuir os visitantes ao longo do dia.

      2) Nós recomendamos sim que você compre um cartão de descontos caso pretenda conhecer várias atrações em Viena porque você vai economizar! Se for conhecer poucas coisas, veja o preços das entradas isoladas e faça a soma. Se o preço for inferior ao preço do cartão, então, pague separadamente. As principais diferenças entre os cartões são:

      Viena City Card: é válido por 1, 2 ou 3 dias e dá DESCONTO em mais de 210 atrações (desconto não significa que a entrada está inclusa, você terá que pagar com valor reduzido), o transporte público (ônibus, trens, bondes) é GRATUITO, exceto no traslado de/para o aeroporto
      Vienna PASS: é válido por 1, 2, 3 ou 6 dias e permite LIVRE ENTRADA em mais de 60 atrações de Viena (isso significa que o ingresso integral para visitar está coberto, não é desconto, é entrada livre), inclui viagens ilimitadas em ônibus turístico (aquele estilo hop-on hop-off de 2 andares), o transporte público (ônibus, trens, bondes) NÃO está incluso. Nós compramos o Vienna PASS porque nos hospedamos bem no centro da cidade e conhecemos grande parte das atrações a pé. As mais distantes, usamos o ônibus turístico ou pagamos do próprio bolso para usar o transporte público.

      Espero ter ajudado com as suas dúvidas! Tenho certeza de que você vai amar Viena, pois a cidade é incrível e com uma culinária deliciosa!

      Abraços e uma excelente viagem! 🙂

  2. O roteiro está completo, organizado e com todas informações detalhadas. Vamos para Viena em outubro, e com certeza vamos utilizar o roteiro de vocês!
    Parabéns !

    • Agracedemos o comentário, Maria Teresa!
      É muito legal saber que estamos ajudando você a elaborar o seu roteiro em Viena!
      A cidade é maravilhosa e você vai amar!
      Desejamos uma excelente viagem!
      Abraços 🙂

  3. Gostaria de parabenizar o casal por ter elaborado um roteiro tão completo, organizado e com todas informações tão detalhadas. Vamos para Viena em outubro, e com certeza vamos utilizar o roteiro de vocês!
    Parabéns !

  4. Adorei o roteiro, estou me programando para ir para Viena e Praga no próximo mês e vocês estão de parabéns. Este foi o roteiro mais completo que encontrei. Super útil. Obrigada

  5. Estou escrevendo apenas para PARABENIZAR o casal responsável pela página! Conteúdo detalhado, preciso, rico. Todas as atrações com link para a página respectiva, preço de ingressos, endereço, horário. Dá gosto de ler. Está sendo super útil pro meu planejamento. Imagino o trabalhão que não deve ter dado pra organizar tudo. Então, muito OBRIGADO e PARABÉNS! Que vcs continuem tendo todo sucesso e nos oferecendo conteúdos impecáveis assim! Abraço

    • Olá Wanderlan!

      Que bacana saber que o nosso conteúdo tem ajudado você a planejar suas viagens! Não há nada mais gratificante do que receber comentários como o seu. Assim, sabemos que está valendo a pena e temos contribuído com nossos leitores para construir memórias pelo mundo.
      Sim, dá um trabalho danado de pesquisa, seleção de fotos, links e tudo mais. São vários dias de trabalho para escrever cada um dos roteiros. Ficamos muito felizes em saber que todo esse esforço é reconhecido! Além disso, cada vez que você clica em um dos nossos links para fazer reservas de hotéis, passeios, etc., não custa nada a mais para você, mas nos ajuda demais! 🙂

      Ficamos à disposição para contribuir sempre que possível!

      Um abraço e muitas viagens incríveis pelo mundo!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui